10 dicas infalíveis
Seu currículo vai ser a primeira impressão que você vai deixar em um possível empregador – é o seu cartão de visitas do mundo profissional. Sendo assim, um bom currículo é capaz de abrir portas e destacá-lo entre os concorrentes. Mas com tantos candidatos, e tantas realizações, como saber como ter o melhor currículo em mãos?
Confira aqui 10 dicas infalíveis, passadas por nossos headhunters:
1) Sempre siga uma organização: Tente sempre manter uma ordem de informações lógica e estratégica. Inicie seu currículo com as informações mais relevantes para os recrutadores.
2) Liste suas experiências de forma cronológica inversa: Comece com sua experiência mais recente e trabalhe retroativamente. Isso coloca o foco nas suas realizações mais recentes e relevantes. Essas dicas foram passadas por nosso gerente de Serviços & Indústria, Paulo Coimbra.
3) Tenha um bom resumo: para nossa headhunter de Tecnologia, Ana Laura Trindade, o primeiro aspecto que ela observa em um CV, é um bom resumo.
- O resumo profissional é um espaço do seu CV que descreve de forma sucinta suas competências e experiência profissional. Nele, você pode resumir sobre o seu nível profissional, características do seu perfil, formação e suas principais habilidades. A ideia é facilitar a vida do recrutador, que logo quando abrir seu CV, olhará esse texto e rapidamente entenderá quem você é e como você se encaixa no perfil profissional que a empresa procura. Assim como o candidato consegue enfatizar pontos importantes sobre a sua expertise.
4) Seja conciso: Os recrutadores recebem centenas de currículos, portanto, mantenha o seu sucinto e direto ao ponto. Limite-se a uma a duas páginas. Quem passou essa dica foi nosso gerente da área de PE & VC, Rodrigo Pfaltzgraff.
5) Quantifique e Traga Resultados Tangíveis: Em cada passagem do seu histórico profissional, destaque não apenas suas responsabilidades, mas também os resultados alcançados. Por exemplo, ao descrever suas realizações em um cargo anterior, inclua números, porcentagens ou outras métricas para demonstrar o impacto concreto que você teve. Isso ajuda os recrutadores a entenderem melhor suas contribuições e o valor que você pode agregar à empresa.
Dois de nossos headhunter reforçaram essas dicas, nosso gerente da área de PE & VC, Rodrigo Pfaltzgraff, e nossa gerente da área de Tax & Legal, Nathalia Filippelli.
6) Capriche na apresentação do Currículo:
- Muito cuidado com a apresentação do currículo (formatação, clareza visual, capricho) pois ele é a sua apresentação para o mercado, ou seja, aponta indiretamente para o contratante alguns traços da sua personalidade e do seu profissionalismo. Quem passou a dica foi o Leandro Reis, nosso gerente de Energia & Infraestrutura.
- Mantenha o design do seu currículo simples e limpo, optando por um estilo em preto e branco. Evite elementos excessivamente decorativos e mantenha o foco na clareza e na organização das informações.
7) Tenha um objetivo claro: Tenha como uma das primeiras seções do seu currículo, um parágrafo dedicado ao seu objetivo. Às vezes você possui mais de uma experiência em uma área e ter um objetivo explícito vai ajudar o recrutador a entender se seu momento tem fit com a vaga. Essa foi a dica da Roberta Pereira, nossa headhunter do setor de Energia & Infraestrutura.
8) Utilize Tópicos para Descrever Atividades: Ao listar suas responsabilidades e realizações em cada cargo anterior, utilize tópicos para tornar o conteúdo mais fácil de ser lido e compreendido pelos recrutadores. Isso ajuda a destacar as informações mais importantes e a manter o currículo conciso e direto ao ponto.
9) Coloque suas experiências compatíveis com as descrições da vaga: Ao personalizar seu currículo para refletir as Skills e qualificações solicitadas pela posição, você aumenta significativamente suas chances de se destacar entre os concorrentes. Isso demonstra não apenas sua capacidade de entender as necessidades da empresa, mas também sua determinação em se adequar às expectativas do cargo. Quem passou essa dica foi a Mayara Ferreira, nossa CS da Lever4.
10) Deixe claro suas hard skills: Dar destaque para suas hard skills de maneira clara e no início do seu currículo chama rapidamente a atenção dos recrutadores e destaca sua expertise. Quem passou essa dica foi nosso headhunter da Fox USA, Enrrique Aguayo.
Sabemos que cada recrutador tem preferência por um tipo de currículo e por um estilo, mas existem aspectos que são universais e pouco utilizados.
Siga as dicas de nossos experts e destaque-se nesse mercado tão competitivo que é o mercado de candidatos.
Implemente essas sugestões e tenha um currículo atrativo aos olhos dos recrutadores.