Você, como recrutador ou como RH de uma empresa, já se sentiu sobrecarregado durante um processo seletivo? Já sentiu que a falta de alinhamento, clareza e a desconexão com o candidato levaram a retrabalho e consequentemente ao sentimento de sobrecarga? Esses fatores podem minar a eficiência do recrutamento e a qualidade das contratações, criando frustração em todos os lados – o seu, da empresa e do candidato. Mas é possível encontrar uma forma de aliviar a sobrecarga e conectar-se com os candidatos.
Sobrecargas desnecessárias: como surgem e como evitá-las?
Uma das maiores fontes de sobrecarga em processos seletivos é a falta de alinhamento desde o início. Imagine a situação: o recrutador entra em contato várias vezes para esclarecer detalhes da vaga, ou o candidato faz perguntas repetidas sobre o processo. Isso cria ruído, desnecessariamente prolongando o ciclo de seleção.
Sobrecargas como essa surgem quando não há uma comunicação clara e objetiva logo nas primeiras interações. Muitas vezes, o recrutador e o candidato não estão na mesma página quanto ao que é esperado em cada etapa, o que leva a idas e vindas frustrantes.
Como mitigar a sobrecarga?
Ana Laura Trindade, Headhunter do segmento de Tech, comentou sobre algumas práticas que podem ajudar a mitigar esse ciclo:
- Defina seu papel desde o início: Deixe claro, desde a primeira entrevista, qual o papel do recrutador. Que você está ali para representar tanto a empresa quanto o candidato, buscando o melhor para os dois lados – para a empresa, a vaga fechada, e para o candidato, uma oportunidade melhor.
- Estabeleça as rotinas: Informe ao candidato desde o primeiro contato como será feito esse acompanhamento, que você irá ligar para ele em determinados dias, sempre que houver uma atualização irá avisá-lo, etc. Ofereça um panorama do processo seletivo. Explique quais serão as etapas, os prazos esperados, e quem ele pode procurar em caso de dúvidas. Quanto mais transparente for a jornada, menor a chance de sobrecargas.
Conexão com os candidatos: o diferencial de um recrutamento bem-sucedido
Como gostamos de falar aqui na Fox: tudo se resume à relacionamento. A conexão que criamos agora pode abrir diversas portas no futuro. É por isso que nos importamos (e você também deveria) em criar conexões reais com nossos candidatos e formar parcerias genuínas com as empresas.
Como fortalecer essa conexão?
A Ana Laura deu algumas dicas sobre como melhorar essa conexão com os candidatos:
- Conheça verdadeiramente as pessoas: Ouça o candidato de verdade, entenda como é o processo de decisão dele para fazer uma movimentação, quais são os aspectos mais importantes e mapeie o quanto ele está engajado com a vaga. Ouça querendo entender, e não apenas escutar.
- Explique o porquê: Alinhando com o processo de mitigar sobrecargas, explique porque você quer saber desses detalhes. Como essas informações impactam no seu papel como recrutador de defender os interesses dele.
- Peça feedbacks constantes: Deixe claro para o candidato que você sempre quer o feedback dele durante o processo e a importância disso. Terminou uma reunião? Vou te ligar. Recebeu algum feedback? Vou te ligar. Recebeu contraproposta? Vou te ligar.
Aliviar a sobrecarga e criar conexões genuínas com os candidatos não é apenas uma forma de melhorar o fluxo do processo seletivo, mas também de elevar a reputação da sua empresa no mercado. Uma jornada bem estruturada, transparente e focada no candidato atrai talentos que se sentem respeitados e valorizados.