Segundo Headhunter de Fox Tech, Ana Laura Trindade:
Em 2025, o mercado de tecnologia poderá ser moldado por uma combinação de desafios econômicos e avanços tecnológicos. As taxas de juros elevadas nos Estados Unidos e no Brasil têm restringido o apetite por investimentos em startups, resultando em um hiato de IPOs e em grandes empresas priorizando eficiência e aquisições estratégicas. No Brasil, esse cenário é agravado pela baixa disponibilidade de capital, com muitas empresas focando em economizar recursos até que as condições do mercado melhorem. Ainda assim, o setor demonstra resiliência, com crescimento de 21% em 2024 e uma perspectiva de continuidade em 2025, impulsionado, principalmente, por investimentos em inteligência artificial, automação e nuvem.
A automação está no centro das transformações, com o Fórum Econômico Mundial estimando que até 42% das tarefas sejam automatizadas até 2027, e isso tem levado empresas a adotarem tecnologias que minimizem os impactos da escassez de profissionais qualificados. Afinal, no Brasil, o déficit anual de 106 mil profissionais no setor reforça a necessidade de capacitação contínua por parte dos profissionais e o investimento em novas formas de atração e retenção de talentos, por parte das empresas.
Áreas como desenvolvimento de software, segurança da informação, ciência de dados e experiência do usuário (UX) permanecem em alta. Enquanto profissionais que combinam competências técnicas e visão estratégica de negócios estão entre os mais disputados, destacando-se em um mercado que valoriza múltiplas habilidades, como gestão de produtos e gerenciamento de necessidades de stakeholders para times técnicos.
A transformação digital é outro pilar dessa evolução. De acordo com a Brasscom, o Brasil deverá investir mais de R$666 bilhões até o final de 2025 em tecnologias de transformação digital, com foco em sub áreas estratégicas como nuvem, inteligência artificial e big data & analytics. A segurança cibernética também ganha destaque, acompanhada de investimentos em automação inteligente, um recurso essencial para indústrias que buscam eficiência e redução de custos.
A nuvem e as soluções SaaS permanecem como pilares das estratégias de TI, crescendo de forma robusta e consolidando-se como elementos-chave para a infraestrutura das empresas. A inteligência artificial continua atraindo recursos significativos, especialmente em aplicações que conectam dados, automação e experiência do usuário. E a segurança cibernética, impulsionada por ataques cada vez mais sofisticados, se firma como prioridade nos orçamentos de tecnologia e negócios.
Apesar dos desafios econômicos, o mercado de tecnologia oferece oportunidades tanto para empresas quanto para profissionais. Negócios que investirem em eficiência operacional, segurança e inovação poderão se posicionar estrategicamente para liderar no futuro. Para os profissionais, atualizar-se em tecnologias emergentes e desenvolver habilidades de integração entre habilidades de negócio e habilidades técnicas será essencial.