Artigos

Soft skills para a Indústria: as principais habilidades para os C-Level

Saber o que é soft skills para a indústria e como influenciam nas principais habilidades para os C-Level é muito importante para entender como esse processo funciona.

Soft skills, portanto, são habilidades relacionadas à inteligência emocional das pessoas. Elas são adquiridas através de experiências obtidas ao longo do tempo. Já as hard skills são aquelas que se aprendem em cursos, faculdades e outros empregos.

C-level é a categoria de cargos executivos, as principais habilidades deste cargo são a comunicação, a reputação e influência, a diversidade e inclusão. Dentre os soft skills para a indústria que mais se destacam estão a colaboração, a inovação, a flexibilidade cognitiva, pensamento crítico, solução de problemas complexos, entre outras.

 

Saiba mais sobre soft skills para a indústria e as habilidades C-Level

Soft skills englobam muitas habilidades socioemocionais como, por exemplo, se preocupar com o outro, entender seus sentimentos e necessidades, cooperação, percepção social, saber trabalhar com outros e se conectar com eles, entre outros.

A forma como um líder que possui cargos altos, ou seja, um C-level, se relaciona com os seus subordinados, pode impactar no sucesso e na produtividade de um negócio. Assim, ao se comunicar com empatia constrói relações de cooperação e confiança.

Desse modo, quem possui um índice alto de inteligência emocional sabe lidar e identificar suas próprias condições emocionais e de seus clientes, colegas e amigos. Ele consegue de forma mais fácil adaptar seus gestos, tom de voz e postura de acordo com o que exige cada situação específica, obtendo, assim, o melhor resultado.

Dentre as inúmeras soft skills para indústria e habilidades para os C-level, as principais que se destacam são:

  • Colaboração;
  • Inovação;
  • Flexibilidade cognitiva;
  • Liderança;
  • Julgamento e tomada de decisões;
  • Negociação;
  • Pensamento crítico;
  • Solução de problemas complexos.

Soft skills – Colaboração

soft skills

Quando um profissional C-level colabora e coordena suas ações com as de outras pessoas ele consegue garantir que tudo funcione bem em um projeto. Ao priorizar a compreensão e a comunicação da necessidade alheia, ele permite substituir, de forma natural, as interações pouco produtivas.

Com esse conhecimento, é possível identificar os ruídos e desenvolver, assim, novas ferramentas ou métodos para coordenar sem que haja interferência externa.  

.

Soft skills – Inovação

Para se manter conectado e vivo com as necessidades do mercado é essencial inovar nas empresas, principalmente os profissionais que querem crescer e liderar. 

Isto significa ter a mente aberta para novas soluções para problemas, oportunidades e ideias, ou seja, alguma coisa que traga benefícios para qualquer tipo de trabalho, principalmente, para a indústria.

Todos nascem com a capacidade de criar, no entanto, é necessário permitir que ela apareça. Uma excelente alternativa é criar soluções inéditas, identificar padrões e se abrir para diferentes perspectivas. 

Flexibilidade cognitiva

Esta soft skills une raciocínio lógico, sensibilidade para resolver problemas e criatividade. Ela possibilita que um indivíduo responda a acontecimentos de contextos diferentes ao alavancar seus conhecimentos anteriores, mesmo que não façam nenhuma conexão com a situação do momento.

Esta habilidade surge de inúmeras perspectivas, feedbacks e aprendizados passados. E conforme ela se fortalece aprimora também a comunicação efetiva entre múltiplos interlocutores, tornando, então, mais fácil criar argumentos mais exatos para cada um.

Liderança

Para que um profissional C-level tenha sucesso, ele precisa desenvolver e identificar os pontos fracos e fortes de seus colaboradores para que consiga, assim, ajudá-los a entregar o seu melhor. 

Isto quer dizer entender as motivações deles, traçando planos conjuntos, expandindo o potencial profissional de cada um.  

A liderança atualmente está mais relacionada com a competência humana que possui diálogo, empatia, transparência, co-criação, coerência, ultrapassando a restrição de conquistar metas e números de sucesso.

Ela deve ser uma oportunidade para se autoconhecer e conhecer o outro, estreitando laços de confiança. Desse modo, o processo será muito mais produtivo.
Soft skills, Soft skills para indústria, habilidades C-Level.

Julgamento e tomada de decisão

Tomar decisões implica escolher o melhor caminho avaliando custos e benefícios. Esta habilidade também é inerente a todos, no entanto, é necessário saber tomar a decisão certa. Para isso é preciso ter foco, prática e disciplina.

Com o avanço da tecnologia, todos os dias geram-se muitos dados, sendo assim, saber optar pelo melhor caminho de forma inteligente é muito importante para o sucesso de um bom gestor.

Negociação

Na indústria, um líder precisa ter como soft skills a negociação, que significa realizar um acordo de troca ou cooperação entre as partes envolvidas. 

Se estas não chegam a um acordo, o gestor deve ter a capacidade de administrar os conflitos e estabelecer prioridades para que, assim, consiga reconciliar as diferenças, chegando-se a uma decisão comum.   

Um bom negociador terá que entender a situação que ele quer atingir e a que ele está. Tendo essa base, portanto, ele conseguirá construir uma sólida argumentação, alcançando seu objetivo sem deixar de levar em consideração o que o outro deseja. 

Pensamento crítico

Possuir esta soft skills é necessário para se destacar aos demais. O gestor, neste caso, usa, portanto, a razão e a lógica para identificar fortalezas e fraquezas de conclusões.

Por mais que a tecnologia traga ferramentas que permitem analisar dados complexos, apenas aspectos humanos como a ambiguidade e a ética podem ajudar a se chegar a um resultado mais eficiente.

Para conseguir pensar criticamente o líder precisa ter cada vez mais conhecimentos tanto profissionais como pessoais, pois é através dessas experiências que ele conseguirá ter argumentos convincentes para chegar a uma boa conclusão. 

Solução de problemas complexos

Esta habilidade é de extrema importância, pois quanto mais complexo for o problema, maior será a necessidade de se utilizar a inteligência emocional para resolvê-lo.

Um profissional C-Level encontrará obstáculos dos mais variados tipos. Desse modo, conseguir avaliar as melhores alternativas e fazer a opção correta o mais rápido possível será um desafio que ele terá que enfrentar constantemente.

A importância de possuir soft skill para a indústria e as principais habilidades para os C-Level.

 

Soft skill, portanto, são as habilidades referentes à inteligência emocional que todos possuem de uma forma ou de outra. Na indústria, um indivíduo que deseja ter um cargo C-Level precisa ter algumas habilidades específicas.

As principais delas são a colaboração, a liderança, a solução de problemas complexos, julgamento e tomada de decisões. Além disso, ter também a Inovação, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva.

Possuindo estas soft skill o gestor estará apto para desenvolver seu trabalho de forma diferenciada. A empatia é fundamental para que se tenha sucesso em qualquer cargo elevado seja de que área for.

Para a área industrial saber negociar é extremamente importante para que um líder tenha êxito em seu trabalho. As experiências vividas sempre serão um auxílio na hora em que houver necessidade de tomar algum tipo de decisão ou solucionar um problema complexo.

Sendo assim, estude, pesquise, valorize suas vivências, no entanto, nunca deixe de se colocar no lugar da outra pessoa, pois a inteligência emocional é o que faz toda a diferença em todas as áreas, para qualquer tipo de cargo, principalmente o C-Level.    

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes

Deseja falar conosco?

Posts recentes

Recrutamento estratégico

Contratando para impulsionar metas de longo prazo. Você provavelmente já sabe, mas recrutamento não é sobre preencher vagas. E isso está cada vez mais evidente.

Leia mais

Deseja falar conosco?