Atualmente, com a mudança contínua do mercado de tecnologia, está difícil reter talentos e estimular os profissionais dessa área. Então, construir uma trilha de carreira em tech, ou um plano de carreira pode ajudar as corporações a lidar com isso.
Na área de tecnologia e outras inúmeras carreiras, os profissionais esperam mais das empresas além de apenas salários. Mesmo que o valor desses salários fale mais alto, eles procuram novas oportunidades, novas experiências, mais conhecimento e aprendizado.
A seguir, você verá o que é uma trilha de carreira para a área de tech, tipos de planos e como estruturar a sua base para apresentar um plano de carreira para os seus funcionários.
Trilha de carreira em Tech, o que é?
Uma trilha de carreira, em geral, é um conjunto de etapas que o funcionário de uma empresa ou um profissional, vai percorrer durante a sua vida no trabalho. Ou seja, sua trajetória desde o início da sua jornada no emprego até que ele alcance o seu objetivo final.
Já a trilha de carreira em tech, é quando um profissional constrói sua carreira voltada para área de tecnologia. Como por exemplo, ser um programador, cientista de dados, desenvolvedor de diferentes linguagens, arquiteto de soluções, entre outras profissões ligadas à tecnologia.
Importância de uma trilha de carreira
Funcionários sem foco na sua profissão são como funcionários perdidos. Com uma trilha de carreira, eles mantêm seus objetivos estabelecidos e têm uma meta para atingir.
Sendo assim, eles não ficam preocupados em buscar novas oportunidades em outra empresa, já que atuam em uma que lhe dá respaldo.
Para a empresa, uma trilha de carreira contribui diminuindo a evasão de bons funcionários. No departamento de RH, diminui os esforços na procura de novos talentos.
Além disso, contribui para o avanço e a melhora da empresa no geral. Afinal, profissionais seguros do seu trabalho, trabalham melhor e tendem a contribuir de forma mais saudável para o crescimento da empresa.
Dificuldades enfrentadas pelas empresas de tecnologia
Atualmente, a maioria dos profissionais de tecnologia estão menos propensos a dedicar a sua vida inteira a uma única área de TI. Naturalmente isso acontece devido a vasta área que o profissional pode atuar nesse mercado.
Na maioria das vezes, a troca acontece entre os profissionais mais jovens entre os 18 e 24 anos de idade. Ou para aqueles profissionais que estão iniciando no mercado de tecnologia agora.
Contudo, muitos profissionais ainda acabam trocando de área ou emprego mais vezes durante suas carreiras, o que dificulta a retenção de capital humano nas empresas.
Quais são os planos de carreira mais comuns?
Para as empresas se ajustarem a essa realidade do mercado de trabalho de tecnologia, elas têm investido nos planos de carreira dentro da própria corporação.
O grande objetivo, é expandir as habilidades dos funcionários e trilhar o caminho para se tornarem profissionais excelentes e fiéis a empresa por mais tempo.
Um bom plano de carreira quando aplicado em uma empresa, enriquece a carreira dos profissionais e gera novas oportunidades e aprendizados para eles dentro da corporação.
Confira a seguir alguns planos de carreira aplicados dentro das empresas de tech:
Plano de Carreira em Linha
Esse plano geralmente é comum e mais rigoroso. Suas características são de um plano mais fechado, estruturado e de forma de hierarquia, ou seja, o profissional sobre de cargo pelo tempo exercido em cada função dentro da empresa.
Plano de Carreira Horizontal
Esse tipo de plano não possui uma linha tão dura quanto o em linha, porém continua dando reconhecimento merecido ao profissional. O reconhecimento vem através de aumentos significativos nos salários ou bônus de acordo com o desempenho do profissional.
Plano de Carreira Paralela
Quando o profissional atua em uma empresa com este tipo de plano, o seu cargo não depende necessariamente de uma hierarquia. Como por exemplo, cargos de liderança nessas empresas, podem ser conseguidos através de um cargo que esteve ou esteja relacionado a liderança.
Plano de Carreira em Y
Este plano apresenta mais opções de carreira a partir do cargo sênior. Ou seja, ao invés de chegar ao fim da carreira pretendida, o profissional tem a opção de ser especialista na sua área.
Esse plano é ideal para empresas do setor de tecnologia, pois motiva o desenvolvimento pessoal do profissional e permite um crescimento mais independente.
Plano de Carreira em W
Este plano é uma alternativa para um novo caminho na área profissional. Dessa forma, além da especialidade, liderança e outros caminhos, a pessoa também pode seguir o caminho da gestão e consultoria.
Plano de Carreira em Rede
Este plano é um dos mais populares, e está frequentemente relacionado a outros tipos citados anteriormente. Neste caso, o plano em rede significa que o profissional tem a sua disposição uma gama maior de cargos, e não precisa focar em apenas um.
Quando usar um plano de carreira na empresa e como apresenta-lo para o seu time de tecnologia?
Muitas empresas conhecem os planos citados aqui, mas isso não basta para que algum deles seja colocado em prática e muito menos apresenta com eficiência para o seu time de tecnologia.
Além disso, algumas enfrentam dificuldades para implementar e modificar a cultura movida pela hierarquia.
Antes de usar um plano de carreira na empresa, os gestores precisam saber defini-lo e depois apresentá-lo aos funcionários da maneira correta.
Confira algumas dicas:
- Defina os cargos e funções dentro da empresa;
- Defina a quantidade de profissionais em cada área que a empresa exige;
- Definir os perfis de cada cargo, como, as soft skills, hard skills;
- As atividades realizadas pelos profissionais e a formação de cada um deles.
O setor de tecnologia sempre está em mudanças novidades surgem a todo momento, por isso é necessário trilhar o plano de carreira da forma adequada ao momento para oferecer segurança a equipe de funcionários.
E por fim, na elaboração e no uso de uma trilha de carreira, a empresa precisa fazer um benchmarking em outras empresas do mesmo setor, e também pesquisas internas.
Isso vai servir como base para identificar o que os profissionais esperam do plano escolhido pela corporação antes de apresentá-lo, evitando erros.
Se você é Gestor ou Líder em empresas e áreas de Tecnologia, venha conhecer mais sobre o novo produto da Fox – Liderança Humanizada Tech para Tech – marque uma reunião e saiba mais sobre, nesse link: https://foxhumancapital.com/lp-lideranca-humanizada/