Artigos

Como ingressar no mercado de trabalho? 4 passos que podem te ajudar nesse desafio!

Em junho de 2022, o mercado de trabalho no Brasil contava com 98,7 milhões de pessoas ocupadas, mantendo o ritmo de recuperação pós-pandemia, iniciado no segundo semestre de 2021. Mas junto com esse número de empregados, tínhamos  10,1 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com a PNAD, realizada pelo IBGE.

Segundo dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, entre janeiro e junho de 2022 a economia brasileira criou 1,33 milhão de empregos com carteira assinada. No mesmo período de 2021, foram criadas 1,48 milhões de vagas.

E como faço para ingressar nesse mercado de trabalho? Quais são os principais pontos importantes? Trazemos aqui 4 pontos pra você se atentar quando for preparar o currículo ou entrar em uma entrevista. 

  1. Foque nos pontos principais da sua carreira
  2. Formação acadêmica é essencial  
  3. Idiomas estrangeiros são importantes
  4. Valorize suas experiências

1- Foque nos pontos principais da sua carreira

Sempre que for desenvolver o seu currículo ou falar sobre você em entrevistas de empregos, busque focar nos pontos principais da sua carreira. Falar sobre as maiores e melhores experiências e empresas que você passou e valorize suas conquistas. 

2- Formação acadêmica é essencial

Para  aqueles que ainda não tem experiência profissional a formação acadêmica ou os trabalhos voluntários são de extrema importância. Descreva bem o que você está aprendendo, traga informações aderentes a vaga que está se candidatando, datas de início e término de cursos, tudo isso é valorizado para início de carreira. 

3- Idiomas estrangeiros são importantes

Grande parte das vagas no mercado de trabalho tem como requisito o inglês. Por ser uma língua muito usada no mundo, é muito interessante que você desenvolva essa habilidade. Se você tiver experiência fora do Brasil, é importante que diga e traga informações sobre essa vivência. 

4- Valorize todas as suas experiências

Temos o costume de não valorizar as nossas próprias conquistas, por isso esse ponto é muito importante. Saiba dizer como aquele trabalho voluntário ou aquele curto período em determinada empresa foi importante para o seu crescimento pessoal e profissional. As empresas valorizam isso. 

 

Gostou? Compartilhe com os colegas e se quiser, vem bater um papo com a gente. Será um prazer. 

Cadastre seu currículo na Fox Human Capital, encontre uma vaga que tenha feat com você aqui. 

Somos Fox Human Capital. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts recentes

Foxcast #5: Liderança feminina.

Em nosso 5º episódio da nova temporada, trazemos um tema muito forte e necessário: Liderança Feminina. João e Ícaro conversam com Beatriz Nóbrega (Superintendente do

Leia mais